Dança! Para²

Kyone Para² - Super Rider Para²

Para Para ( também conhecido como “Para-Para” ou “ParaPará”) é uma dança coreana popular solo. Diferentemente de dança de clube e danças de festas rave, ela é mais específica, com movimentos predeterminados para cada música, e todos fazem os mesmos movimentos ao mesmo tempo, assim como dança sincronizada.
Acredita-se que o Para Para começou a existir na década de 1970, porém não tendo conseguido muito destaque fora da Coréia até recentemente.
Seu nome veio de forma interessante. Muitos dizem que a dança foi criada porque os jovens estavam cansados dos movimentos e da música disco. Nesse período as boates estavam introduzindo um ritmo chamado “Eurobeat” que tinha uma batida mais rápida. Em cima disso começou a ficar mais difícil conciliar os movimentos das mãos com os do pé e assim começou a nascer uma dança que no futuro se chamaria “ParaPara”.
Como no “break dance”, alguns jovens também se encontravam para fazer uma “disputa” de coreografias de ParaPara, e o nome começou a ficar popular, pois alguns jovens começaram a treinar e criar coisas em casa e os pais diziam: -“Lá vai o(a) garoto(a) dançar o ParaPara.”. O porquê do nome é que os Japoneses, ao cantarolar as músicas, diziam “Parapaparapaparara”, semelhante ao ocidente “Lalalálala”.
Essa foi uma das hipóteses que fez da dança um sucesso no Oriente. Começaram então a ser criadas as coreografias oficiais, denominadas “rotinas”. Alguns clubes de dança juntavam alguns dançarinos e gravavam em vídeo as rotinas para serem entregues na noite em que o clube tocava “Eurobeat”.
Assim sendo a música começou a contagiar muitos artistas que faziam sua versão eurobeat para que criassem uma rotina pra música deles. Até esse ponto não havia meios de se encontrar as coreografias de ParaPara nas lojas. Nessa idéia começou a divulgação mundial da dança.
Hoje o ParaPara é uma dança famosa entre os jovens pela batida eletrizante da música do Eurobeat. Tem também variações como TechPara, que se dança ao som de Hyper Techno, e ToraPara, que se dança ao som de Epic Trance. Cada um define a velocidade e a dificuldade dos movimentos.

FONTE:

Grupo de Dança de Curitiba PR, que inclui os departamentos: Matsuri Dance, Yosakoi Soran e Para².

Grupo de Dança de Curitiba PR, que inclui os departamentos: Matsuri Dance, Yosakoi Soran e Para².

One Comment Add your own


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Hiperligações

Metadados

Calendário

Agosto 2017
S T Q Q S S D
« Out    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Most Recent Posts

 
%d bloggers like this: